Seção Sindicatos

Prestes a completar 30 anos, TI RIO é referência no setor de TI carioca

Sindicato realizou intenso trabalho em 2016 para fortalecer e qualificar o setor, na cidade do Rio de Janeiro

comente:

, ,

O SEPRORJ (Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro) foi fundado no dia 30 de junho de 1987 e reconhecido em 28 de janeiro do ano seguinte, pelo Ministério do Trabalho. Em 2012, em comemoração aos 25 anos de atuação, o sindicato lançou sua nova marca: o TI RIO, formando uma nova identidade e aproximando o sindicato do setor o qual representa.

O TI RIO cresceu e, ao longo dos anos, vem desenvolvendo um trabalho de excelência em prol do bom desenvolvimento do setor de TI do Rio de Janeiro. Em 2001, o sindicato se filiou à FENAINFO (Federação Nacional das Empresas de Informática), com o objetivo trabalhar em parceria e defender os interesses da categoria em âmbito nacional. Além disso, em 2014, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) conferiu ao TI RIO a Certidão que confirma a alteração Estatutária do Sindicato. O documento ratificou o SEPRORJ como único e legítimo representante da Categoria Econômica das Sociedades atuantes no setor de Informática e Tecnologia da Informação no Estado do Rio de Janeiro.

TI Rio

 

ACONTECEU NO SETOR

Ao longo de 2016, o sindicato buscou formas de aproximar e qualificar o setor, promovendo palestras, fóruns, participações no Rio Info e em eventos internacionais, mostrando ao mundo a importância e o tamanho do setor de TI carioca, como no evento IV Simpósio de História da Informática na América Latina e no Caribe (SHIALC), que foi realizado entre os dias 10 e 14 de outubro, na cidade de Valparaíso, no Chile.

É tradição do TI RIO, em períodos eleitorais, realizar encontros com os candidatos aos principais cargos do Estado, como as eleições para escolher o governador ou prefeito da capital, por exemplo. Este ano, mais uma vez, o TI RIO realizou cafés da manhã com os principais candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro. Entre os convidados, esteve presente o prefeito eleito, o Senador Marcelo Crivella. A iniciativa, conduzida pelo presidente do sindicato, Benito Paret, foi importante para que os profissionais de TI pudessem ter uma ideia do plano de governo dos candidatos, discutir ideias e fazer a voz do setor ser ouvida.

Benito Paret, presidente do TI Rio

O TI RIO também é um dos organizadores do Rio Info, que neste ano chegou à sua 14ª edição e confirmou a razão pela qual recebe o título de mais completo evento de TI e negócios do Brasil. O evento reuniu mais de 1900 participantes, entre eles estudantes, pesquisadores, empreendedores, empresários e investidores e ocorreu nos dias 4 e 6 de julho. Também tivemos a 1ª edição do Rio Info Petrópolis, sediado na cidade serrana do Rio de Janeiro, o evento que aconteceu entre os dias 19 e 20 de outubro e reuniu 150 participantes de 11 cidades do Estado.

Com o objetivo de realizar uma maior integralização entre as empresas associadas, o TI RIO promove ações, tanto esportivas como solidárias. Este ano, o sindicato organizou a 8ª edição da Copa TI RIO, evento que bateu recorde de inscrições e consagrou, na grande final, a empresa Stefanini com o título de Campeã.

Também foram promovidas parcerias no âmbito ecológico e social realizando, mais uma vez, campanhas como a arrecadação de lixo eletrônico e a doação de mantimentos e brinquedos para instituições carentes como o Natal Solidário, que neste ano chega à sua 5ª edição e beneficia centenas de crianças de baixa renda.

Hoje, prestes há completar 30 anos, o TI RIO analisa que em 2017, busca expandir ainda mais o reconhecimento conquistado no mercado e encarar os novos desafios, unindo esforços para melhorar, cada vez mais, as condições das empresas que compõem o segundo maior player de TI do país.

Aconteceu no dia 5 de dezembro o jantar Anual do TI RIO. O evento, o mais tradicional do setor de TI, foi realizado para convidados no Clube Ginástico Português, no Centro, Rio de Janeiro. A reportagem sobre o evento estará em nossa próxima edição