Editorial

Tecnologia em Tauá: tudo sobre o município que se tornou a primeira Cidade Digital do Ceará

comente:

O sertão brasileiro, marcado pelo clima semiárido da caatinga, vegetação típica do local, vai muito além das casas de pau a pique e das típicas rachaduras no solo. Prova disso é o fato do município de Tauá ter se transformado num dos principais polos de tecnologia digital do Brasil e a primeira Cidade Digital do Ceará. Nossa equipe foi até o local e mostra, em matéria especial, como a cidade chegou a esse patamar. Vale a leitura e reflexão.


O evento desta edição é sobre o Congresso Mundial de Tecnologia da Informação (WCIT Brasil), que pela primeira vez foi realizado na América do Sul, no CICB – Centro de Convenções Internacional do Brasil, em Brasília. Segundo Jeovani Salomão, presidente da Assespro Nacional e co-organizador do evento, mais de dois mil líderes debateram a Era Digital para gerar negócios futuros capazes de internacionalizar marcas. Leia a reportagem.



Lisandro Zambenedetti Granville, da Sociedade Brasileira de Computação, escreveu um artigo sobre a regulamentação da profissão de analista de sistemas, que pode ser exercida por todos os profissionais de ensino superior. A entidade revela, ainda, que irá distribuir um livro para diversas autoridades com todos os dados sobre regulamentação da profissão, que vem sendo buscada desde os anos 90. Confira o artigo!


Já a Seção Incubadoras traz uma entrevista com José Roberto Aranha, vice-presidente da Anprotec – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores. Ele conta um pouco da história da entidade e sua importância para o setor nacional da TI.


Na Seção Sindicatos, o presidente do Sindicato das Empresas de Tecnologia da Informação de Pernambuco, o Seprope, Gerino Xavier, fala sobre novo modelo de gestão participativo e de mudanças no sindicato, que vai ganhar nome e logomarca novos em breve.


E na matéria especial, assinada por Roberta Millerbaun, especialistas abordam as oportunidades da Lei 13.243 e a importância da revisão dos vetos para a economia do Brasil, confirmando que o desenvolvimento tecnológico e crescimento econômico dependem do Marco Legal da Inovação. Boa leitura!


Expediente uma coluna