Editorial

Software Profissional: um sistema capaz de revolucionar o mercado da TI brasileira

comente:

(Veja a seguir no Editorial 2 a definição e desafios do Software Profissional no Brasil)

Esta edição traz uma entrevista com Raad Qassim, professor titular da COPPE da Área de Logística e Transportes Aquaviários do Programa de Engenharia Naval e Oceânica da UFRJ, e com Paulo Masiero, Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos, da USP. Os acadêmicos falam sobre o desenvolvimento do setor de software profissional no Brasil, além de como as empresas e a academia podem se unir em benefício da área.


Em reportagem especial, uma ampla discussão sobre o Software Profissional e quais as novidades. Apresenta várias demandas emergenciais e estratégicas, considerando a necessidade de estabelecer um programa de integração nacional e promover a inclusão social. Participaram da matéria Pedricto Rocha, professor do Departamento de Engenharia Civil da PUC- RJ, Flavio Toledo, gerente da Incubadora de Empresas do Núcleo de Inovação Tecnológica do LNCC/MCTI, e acadêmicos da USP.


Já as empresas que apostam no Software Profissional mostram como é o mercado de quem escolhe desenvolver esse produto de alta complexidade. Duperron Ribeiro, da PHD Soft, e Alexandre Abdala, da DOX, falam sobre os destaques do momento e quais os setores mais procurados.


Em artigo especial para a TI Maior, o professor da PUC-RJ, Pedricto Rocha, revela que, apesar do significativo avanço na última década, ainda existe uma forte dependência na utilização de software desenvolvido no exterior. Ele propõe uma mudança de cenário capaz de reverter numa balança comercial positiva.


E um evento na USP marcou a estreia do Pint of Science no Brasil, tornando São Carlos a primeira cidade da América Latina a participar do festival de divulgação científica que mobilizou mais de 50 cidades espalhadas por oito países.


No artigo do presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro, Benito Paret, um balanço sobre quais os principais desafios dos empresários do setor de TI.


E, na seção Intervalo, Márcio Girão aborda um tema que já começa a fazer parte de nossa realidade: a Inteligência Artificial. Confira a reportagem e se surpreenda com o que está por vir!


Expediente uma coluna