Matéria

Ivo Birckholz: inspiração para todo o mercado de tecnologia do País

Conheça a história do fundador da SEPIJ: Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Informática de Joinville

comente:

, ,

ilustraçao-principal

Ivo Birckholz, Presidente do SEPIJ, Diretor Técnico da Fenainfo e Comodoro do Joinville Iate Clube

Pioneiro, visionário, vanguardista. Muitos adjetivos definem Ivo Birckholz, fundador da primeira empresa de informática de Santa Catarina e do Sindicato Patronal das Empresas de Processamento de Dados de Joinville, no qual ele exerce o cargo de Presidente.

Nascido em 1937, Ivo Birckholz aprendeu cedo o valor do trabalho. Já aos 10 anos acompanhava seu pai na reforma de chapéus. Anos depois, teve seu primeiro contato com a tecnologia, tornando-se radiotécnico. Investindo na própria carreira, foi estudar em Curitiba, onde conheceu um funcionário da IBM, que mais tarde ofereceu ao jovem Ivo a sua primeira oportunidade de trabalhar com informática, em 1958.

Uma década depois, Ivo Birckholz decidiu empreender num segmento praticamente desconhecido, criando uma empresa de consultoria técnica de planejamento e administração. Era a primeira empresa de processamento de dados do sul do país. Entre seus clientes estiveram a prefeitura de Joinville – pioneira na informatização – e a Tupy, onde Ivo instalou o primeiro computador da cidade.

Desde essa época, Ivo vem empreendendo na área de tecnologia, sempre com um espírito inovador e visionário, sem abrir mão da ética e da cooperação. Valores estes que o incentivaram a liderar a fundação do SEPIJ, há mais de 25 anos. Uma entidade que se mostra cada vez mais forte e decisiva ao defender os interesses dos empresários do setor.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Ao logo dos últimos meses, o SEPIJ vem realizando um intenso trabalho de planejamento estratégico. Este esforço sistemático da diretoria busca promover o crescimento tanto das empresas, quanto da entidade. Sempre com práticas transparentes, eficientes e éticas.

Para alcançar estes objetivos, diversas ações estão sendo colocadas em prática.

Desde março, por exemplo, a diretoria do SEPIJ está focada na ampliação da base de sócios. Com um número maior de empresas associadas, a entidade pode aumentar a sua representatividade e ganhar mais poder para defender os interesses da categoria.

ACONTECEU NO SETOR

ilustraçao-principal

Diretoria do SEPIJ 2015. Fernando Wuthstrack, Karin S. Pahl Schmidlin, Dionei Domingos e Ivo Birckholz

Marcio Girão (Presidente FENAINFO), Presidente Ivo Birckholz (Presidente SEPIJ), e João Luiz Kornely (Presidente do SEPROSC)

Neste ano, foi realizada uma bela festa de celebração dos 25 anos do SEPIJ. O emocionante encontro aconteceu no Ádamo Restaurante e reuniu mais de 100 pessoas, entre associados, membros da diretoria e amigos. Para ver todas as fotos da celebração, visite o site da SEPIJ.

GRUPO DE RH
Na segunda quarta-feira de cada mês, das 8h às 10h, acontece a reunião do Grupo de RH. Com a mediação de uma advogada trabalhista, são discutidos casos, leis, direitos e deveres. Tudo acompanhado de um descontraído coffee break. Quer participar? Associe-se e entre em contato pelo site.

AGENDA
INÍCIO DAS NEGOCIAÇÕES
Em nome de todos os empresários do setor, o SEPIJ entrará nas negociações da convenção coletiva de trabalho. Ao longo de agosto e setembro, o sindicato dedicará atenção plena aos interesses da categoria frente ao sindicato laboral.


TREINAMENTO DE GESTORES

Para crescer é preciso aprender. Por isso, o SEPIJ realiza uma série de treinamentos de capacitação e aperfeiçoamento de gestores e empresários. Acesse www.sepij.com.br e confira a agenda