Editorial

Rio Info 2016 traz cenário das TICs no país e propõe Marco Legal do Software

comente:

Nesta edição da TI Maior, saiba como foi o evento Rio Info, que chegou à sua 14a edição com o tema Cidade Olímpica. A abertura teve a presença de várias personalidades do setor da TI. O Painel teve ainda a participação dos deputados federais Geovania de Sá e Celso Pansera, que abordaram assuntos determinantes para o setor como a Terceirização e a Previdência Social.


A matéria de capa traz uma reportagem sobre os rumos do Marco Legal do Software, previsto para ser entregue em seis meses. Nomes conceituados do setor reuniram no painel de Políticas de TI para debater o documento, que segue a mesma arquitetura do Marco Civil da Internet. Leia.


A seção Debate traz o Painel sobre Tributos de TI, que teve as participações do moderador Edgar Serrano, Vice-Presidente da Fenainfo, e os painelistas Jorge Sukarie, da ABES, José Silva, Deputado Federal, e Sergio Gallindo, da Brasscom. Foram discutidos temas como Terceirização, Desoneração da Folha de Pagamento e Investimentos na TI. Além de como o cenário atual de tributação onera cada vez mais as empresas.


O último painel sobre Políticas de TI abordou o Papel do Governo na Contratação do Software. Entre os participantes estavam Gérson Schmitt, vice-presidente do conselho da ABES; Marcelo Pagotti, secretário da Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; e o mediador Márcio Girão, presidente da Fenainfo. Vale a leitura.


Outro painel que mereceu destaque foi o da Competitividade da TI Brasileira em Foco, liderado pela Softex. Em discussão, a nova forma que deve ser adotada pelas empresas para não saírem do páreo no novo cenário das TICs.


O Artigo teve a colaboração do designer Paulo Braga Prado, que falou tudo sobre o Painel Mundo 3.0 e o que está por vir. O painel teve a sua coordenação: Horizontal, Multidisciplinar, Colaborativo e Descentralizado. Confira aqui e veja quem participou do encontro!


Na Seção Incubadoras, a convidada desta edição é a COPPE-UFRJ, uma das pioneiras do setor de TI. Leia a entrevista com a coordenadora Lucimar Dantas.


Já Ivo Birckholz revela, na Seção Sindicatos, por que é inspiração para o mercado de tecnologia do país. Clique e conheça a história do fundador do SEPIJ.


Para finalizar, Márcio Girão traz no Intervalo um olhar com foco na política de produção nacional voltada ao desenvolvimento de conteúdos digitais, debatido no VI Fórum da Internet no Brasil. Imperdível!


Expediente uma coluna