Editorial

Compartilhamento de dados: uma nova realidade

comente:

Ruben Delgado, presidente da Softex, revela que 2014 foi um divisor de águas no trabalho que desenvolve no apoio, promoção e fomento da Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI – IBSS. A Softex recebeu do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação a missão de gerenciar operacionalmente dois programas de importância para o setor: o Brasil Mais TI e o Start-Up Brasil.


Já o presidente da Softex-Recife, José Claudio Oliveira dá entrevista sobre o balanço anual da entidade e como atua regionalmente. Para ele, o momento é de empreender e formar jovens programadores. Vale Conferir.


brasil-100-digital_tratadaA revista traz nesta edição uma reportagem sobre o Seminário Internacional Brasil 100% Digital, que debateu propostas para o aprimoramento dos serviços públicos digitais oferecidos à população. O evento foi a primeira iniciativa para a construção da Agenda para o Brasil Digital, documento que reunirá diretrizes para que o país se torne efetivamente uma nação avançada no uso de tecnologias digitais.


Outro assunto de relevância para discussão são os dados compartilhados. Em maio, órgãos públicos e da sociedade civil participaram do evento de lançamento do Portal de Dados Abertos. Entrevistamos o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Cristiano Rocha Hackert. Ainda na mesma reportagem, a entrevista do secretário de Ciência e Tecnologia da cidade do Rio de Janeiro, Franklin Coelho. Ele revela como um simples portal, o Data.Rio, é considerado um dos mais modernos no que diz respeito a dados compartilhados. É a Cidade Maravilhosa seguindo o caminho de se transformar numa Cidade Inteligente.


E, se você ainda não ouviu falar da Internet das Coisas (things em Inglês), abreviada para IoT, é melhor prestar atenção. A dica é de John Lemos Forman, que preparou um artigo esclarecedor sobre o assunto. As estimativas indicam que 2014 terminou com cerca de 4 bilhões de dispositivos conectados à internet e as previsões para 2020 apontam para números ainda maiores. Ou seja, impossível não se preparar para essa nova realidade.


 A seção Intervalo fala sobre como o Brasil deve dar  importância ao ensino da Ciência da Computação. Nos Estados Unidos, foi lançado um vídeo com depoimentos de Bill Gates, Mark Zuckerberg, entre outros feras-milionários de TI falando sobre o tema. O responsável foi o iraniano Hadi Partovi e sua CODE.ORG, programador que tem como objetivo levar a Ciência da Computação a cada escola pública norte-americana.


A TI Maior tem como objetivo discutir o cenário político da tecnologia da informação. Com entrevistas e artigos exclusivos, a revista pretende ser um objeto de compartilhamento entre as partes interessadas do setor. Faça parte da nossa revista através de comentários, opiniões e sugestões. Contamos com vocês!

Expediente uma coluna