Seção Sindicatos

SEINFLO mostra crescimento em seus 15 anos de existência e se firma como principal entidade de Florianópolis no setor

comente:

, , ,

Fundado há 15 anos com o nome de SINDICATO DAS EMPRESAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS (SEPD) por um grupo de empresários, inicialmente tinha como objetivo único defender os interesses da categoria de empresas nas negociações com o Sindicato dos Empregados. Com o passar dos anos e depois de diversos empresários se mantendo à frente do Sindicato, a entidade foi mudando e ampliando a sua forma de atuação junto com o setor de tecnologia da informação. Nos últimos dez anos, o sindicato sofreu um choque de gestão, reestruturou sua forma de relacionamento com as empresas, com cada Diretoria deixando a sua marca. Durante esse período, o Sindicato, inclusive, mudou de sigla, passando de SEPD para SEINFLO.

Com o crescimento do segmento de TI na Grande Florianópolis, a diretoria do SEINFLO percebeu que a responsabilidade do sindicato em atender as demandas das empresas havia aumentado significativamente. Não bastava mais realizar aquilo que havia sido o seu objetivo inicial – negociar a Convenção Coletiva de Trabalho. Por esse motivo, a atual diretoria do sindicato estabeleceu como propósito para a sua gestão que o SEINFLO se tornasse reconhecido como o REPRESENTANTE DAS EMPRESAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS NAS RELAÇÕES DO TRABALHO E REFERÊNCIA NA ASSISTÊNCIA JURÍDICA EM QUESTÕES TRABALHISTAS.

SEINFLO

Portanto, vale destacar que a diretoria do SEINFLO não aposta em soluções imediatistas para alcançar este propósito. O desenvolvimento do setor de TI da Grande Florianópolis exige um conjunto amplo de iniciativas e ações interconectadas, além da interação de toda uma cadeia de atores e entidades empresariais parceiras.

Durante o ano de 2016, diversas ações para sustentar esse propósito foram realizadas. Workshops de orientação jurídica para as empresas e seus escritórios contábeis foram realizados, como o evento bimestral RHTEC em parceria com a ACATE – Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia. No encontro, gestores de Recursos Humanos das empresas de TI da região puderam trocar experiências e boas práticas. Durante o ano passado, os encontros se consolidaram e viraram referência, contando com a participação média de 60 empresas por cada evento.

Ainda em parceria com a ACATE, o sindicato promoveu a 1º Copa ACATE/SEINFLO de Futebol Society, que teve uma excelente adesão de empresas associadas e deverá ser replicada em 2017.

Na esfera institucional, o SEINFLO tem cada vez mais interagido com o poder público para defender o desenvolvimento econômico das empresas de Tecnologia estabelecidas na Grande Florianópolis. Viagens a Brasília para visitar ministérios, deputados e senadores em apoio às pautas nacionais defendidas pela FENAINFO – Federação Nacional das Empresas de Informática, tem sido constantes.

Na esfera regional, a articulação com as gestões municipais em defesa de uma pauta positiva para o segmento também são frequentes. Para 2017, o SEINFLO tem como objetivo dar segmento na implementação das ações estabelecidas em seu Planejamento Estratégico